top of page
Buscar
  • Erika Shigueru

CUIDADOS ANTES E DURANTE A FOLIA

Mais um feriado de Carnaval está chegando! Muitas famílias deixam seus lares para viajar e curtir o feriado prolongado.

Além das famílias ficarem mais expostas aos locais de folia, seus lares tornam-se mais vulneráveis.

Diante destes fatos, vamos abordar algumas medidas e cuidados preventivos que todos devem adotar durante esse período:





Cuidados com a residência


Instale fechaduras quádruplas e complementares nas portas e janelas, inclusive reforçando-as;Nunca comente sobre as viagens perto de pessoas estranhas;Feche os registros de gás e água para evitar vazamentos;Cuidado ao deixar as chaves da residência com empregadas domésticas diaristas, uma vez que podem ser copiadas para uso criminoso;Suspenda a entrega de correspondências e jornais no período em que estiver fora;Sendo necessário aguar as plantas ou tratar de aniamis de estimação, deixe uma das chaves com algum vizinho de confiança, amigo ou parente próximo;Comunique um vizinho de confiança sobre: sua ausência, o local aonde está indo viajar, a possível data de retorno e um telefone em caso de emergência. De vez em quando, telefone para ele e verifique se está tudo bem.



Durante o passeio ou nos locais das brincadeiras


Mantenha as crianças sempre por perto e sob sua vista. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas. Não descuide deles!;Deixe os objetos de valor em lugar realmente seguro;Utilize somente aplicativos de transporte que você possa confirmar a placa e a foto do motorista antes de entrar no veículo. Nunca informe seu nome antes do motorista se apresentar;Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos;Planeje, antecipadamente, o local que você deseja estar, com informações detalhadas sobre como chegar, local, etc.; Não se distraia! Permaneça atento em todos lugares que for; Mantenha seus pertences à frente do corpo; Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor; Marque pontos para reencontros em caso de separações no grupo; Beba de forma consciente. Evite beber em excesso para não ficar distraído e facilitar o ataque de pessoas mal-intencionadas; Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas; Não aceite bebida de pessoas que você não conheça, e cuide para que não adicionem drogas ou produtos alucinógenos em sua bebida; Separe um dinheiro para pequenas despesas em um local prático;Cuidado com esbarrões e empurrões, aparentemente, acidentais;Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor;Evite ostentar joias caras, e não exiba grandes quantidades de dinheiro em público;Evite locais perigosos e de conhecida violência;Mantenha sua família informada sobre onde e com quem vai estar;Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue “190”.

Agindo desta maneira durante o Carnaval, as pessoas estarão se divertindo e se prevenindo contra surpresas desagradáveis. Assim, terão tranquilidade quando retornarem aos seus lares.


(*) José Elias de Godoy é especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.


14 visualizações0 comentário
bottom of page